O objetivo do trabalho foi propor e avaliar um sistema de tratamento de esgoto e de reúso agrícola aplicado em área rural, que permitisse contribuir com a melhoria das condições de esgotamento sanitário e incrementar a disponibilidade de água para uso na irrigação. O sistema de tratamento foi operado em escala unifamiliar, sendo composto de caixa de gordura, tanque de equalização, reator UASB e lagoas de polimento. O efluente tratado era encaminhado ao sistema de reúso, constituído por reservatório, motobomba e sistema de irrigação localizada, fertirrigando uma cultura do caju. Autores: Mateus Cunha Mayer; Salomão de Sousa Medeiros; Mariana Medeiros Batista; Rodrigo Andrade Barbosa; George Rodrigues Lambais; Silvânia Lucas dos Santos e Adrianus van Haandel.
Tratamento de esgoto na zona rural visando ao reúso agrícola no semiárido brasileiro. – Revista DAE – São Paulo v. 69 – 2021
- Post publicado:09/05/2024
- Categoria do post:Acervo Técnico
Você também pode gostar
A evolução histórica da drenagem urbana: da drenagem tradicional à sintonia com a natureza – Autores: Demetrios Christofidis, Rafaela dos Santos Facchetti Vinhaes Assumpção e Débora Cynamon Kligerman 2019 Saúde Debate- RJ, V. 43, N. Especial 3, P. 94-108, dez 2019.
Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana – ABREMA/PwC – 2023
