Aegea vence licitação para prestação de serviço de saneamento básico em Governador Valadares (MG)

No momento, você está visualizando Aegea vence licitação para prestação de serviço de saneamento básico em Governador Valadares (MG)
  • Categoria do post:Notícias

Fonte: Site Institucional da Aegea – 1/12/2023

Empresa amplia sua atuação para Minas Gerais e beneficiará mais de 250 mil pessoas com a universalização dos serviços de saneamento na região

A Aegea, empresa privada do setor de saneamento no Brasil, conquistou a disputa da Concorrência Pública nº 005/2023 para a prestação de serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário no município de Governador Valadares, em Minas Gerais. Estão previstos cerca de R$ 1,3 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato.

A companhia irá promover a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos serviços de saneamento básico na cidade, beneficiando mais de 250 mil pessoas. O leilão foi realizado nesta quinta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo.

Além de promover a universalização dos serviços de abastecimento de água com qualidade, a nova concessão prevê a universalização do esgotamento sanitário, com índice de tratamento passando dos 0% atuais para 100% do esgoto coletado em 10 anos, além da redução de perdas de água para 25%.

“É com grande responsabilidade e comprometimento que assumimos este novo desafio que representa nossa chegada no Estado de Minas Gerais, em um relevante município. Este novo projeto reforça o compromisso da Aegea em promover vidas mais dignas e saudáveis, com respeito ao meio ambiente, por meio do saneamento básico. E é isso o que levaremos para Governador Valadares”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Com a vitória, e após a assinatura do contrato, a companhia passará a operar em 15 estados, agregando expertise e diferentes modelos de contrato para atender a mais de 31 milhões de pessoas. “A chegada da Aegea em Minas Gerais, que é o segundo Estado mais populoso do Brasil, demonstra a expertise da companhia em atuar em localidades de diferentes dimensões, com populações que variam de três mil a 6,8 milhões de habitantes, se adaptando aos muitos “Brasis”, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado à nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas”, completa Casseb.

A Aegea parabeniza a Prefeitura Municipal de Governador Valadares pela iniciativa e acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela complementaridade e atuação integrada entre o poder público e o setor privado.

Sobre a Sessão Pública de abertura e julgamento das Propostas Comerciais

A sessão pública foi realizada na B3, na capital paulista. A Aegea ofereceu valor de outorga de R$ 385 milhões.